Catálogo Mata Atlântica

Equipe Guaxindiba
  • Marcelo Trindade Nascimento
    Dr. Marcelo Trindade Nascimento (UENF)

    Possui graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Santa Úrsula em 1983, especialização em Biologia de Ambientes Inundáveis pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1986, mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB) em 1989, doutorado em Ecologia, PhD, pela University of Stirling, Escócia em 1994 e Pós-doutorado no Royal Botanic Garden Edinburgh em 2013. Atualmente é professor associado e curador do Herbário do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Na UENF já atuou como coordenador do curso de Ciências Biológicas (1996-1998) e Chefe do Laboratório de Ciências Ambientais (1999-2003). Tem experiência nas áreas de Ecologia Vegetal e Botânica, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de comunidades de planta, fitossociologia, monodominância, fragmentação florestal e ecologia das interações inseto-planta (herbivoria).

  • Dora Maria Villela
    Dra. Dora Maria Villela (UENF)

    Sou professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Tenho experiência na área de Ecologia Vegetal, com ênfase em produtividade e ciclagem de nutrientes em ecossistemas terrestres, atuando principalmente nos seguintes temas: biomassa, ciclagem de nutrientes, estoque de carbono. Venho desenvolvendo projetos principalmente em florestas monodominantes na Amazônia e atualmente, mais intensamente na Mata Atlântica. Meus estudos têm focado especialmente a ecologia da fragmentação florestal e distúrbios antropogênicos e seus efeitos sobre a produtividade e a dinâmica de nutrientes. Mais recentemente meu interesse também tem se voltado para questões relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas sobre o estoque de carbono e os ciclos biogeoquímicos na Mata Atlântica.

  • Maria Cristina Gaglianone
    Dra. Maria Cristina Gaglianone (UENF)

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1990), com intercâmbio na UniversitatTübingen (Eberhard-Karls), Alemanha. Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Entomologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, onde atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e no programa de pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais. Tem experiência na área de Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia e comportamento de abelhas, polinização e interações abelhas-flores.

  • Maura da Cunha
    Dra. Maura da Cunha (UENF - UERJ)

    Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Santa Úrsula (1988), mestrado e doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993, 1998). Atualmente Professora Associada 1 da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Foi Coordenadora do curso de Graduação Bacharelado em Ciências Biológicas (2000-03) e Editora de área (Botânica Estrutural) da Acta Botânica Brasílica (2009-11). Avaliadora Institucional e de curso (MEC). Recebeu Prêmio Jovem Cientista do Estado do RJ (FAPERJ 2007) e atualmente é Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2015) e Bolsista de Produtividade 1C CNPq. Coordenadora e colaboradora de projetos de pesquisa em vários órgãos financiadores como: CNPq, FAPERJ e CAPES e consultora adhoc de várias revistas nacionais e internacionais. Atua também na análise de projetos e relatórios de várias agências de fomento com CNPq e FAPs de vários estados. Atualmente é editora associada da Revista Floram e do corpo editorial da EDUENF. Tem experiência em Botânica, na área de Anatomia Vegetal com ênfase em citologia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia foliar e do lenho, estrutura secretora, ultraestrutura, Rubiaceae e Mata Atlântica. Na área de ensino, atua em Instrumentação de ensino de Biologia Vegetal, com ênfase no tema espaço não formal de ensino. Atua também em EAD junto ao consórcio CEDERJ, Fundação CECIERJ.

  • Angela Pierre Vitória
    Dra. Angela Pierre Vitória

    Possui graduação em Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 1992), mestrado e doutorado em Biologia Vegetal também pela UNICAMP (1994 e 1998) e pós-doutorado em Fisiologia do Estresse (USP, 1999) e Marcadores Moleculares (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF 2004). Em 2016 finalizou Estagio Senior no Exterior pela CAPES (University of California Riverside, USA) com Ecofisiologia Vegetal. Desde 2005 é professora na UENF, lecionando botânica e ecofisiologia vegetal e desde 2008 Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CNPq pelo Comitê de Botânica. Orienta pelos programas de PG- Ecologia e Recursos Naturais UENF e PG em Botânica (Universidade Estadual de Feira de Santana, BA, UEFS). Tem experiência na orientação de alunos de IC, TCC, mestrado e doutorado. Atualmente desenvolve projetos e orientações na área de Ecofisiologia de Biomas Tropicais com ênfase em fotoaclimatação a luz e uso de isótopos estáveis para o entendimento de questões ecológicas.

  • Claudia Franca Barros
    Dra. Claudia Franca Barros (JBRJ)

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia da madeira, anatomia foliar, variação intraspecífica e ultraestrtura em espécies da floresta atlântica.

  • Haroldo Cavalcante Lima
    Dr. Haroldo Cavalcante Lima (JBRJ)

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Entre 2009 e 2010 fez o pós-doutorado no Royal Botanic Garden, Edinburgh, no Reino Unido, investigando a diversidade, o endemismo e a conservação de espécies arbóreas da família Leguminosae na Mata Atlântica. Atualmente é pesquisador associado do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Leguminosae, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática e filogenia de Leguminosae, florística em mata atlântica, conservação.

  • João Marcelo Alvarenga Braga
    Dr. João Marcelo Alvarenga Braga (JBRJ)

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É Pesquisador Associado III do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. É docente dos Programas de Pós-graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ) e em Biologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui experiência nas áreas de Botânica e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia de angiospermas, conservação da biodiversidade, ecologia e restauração ecológica.

  • Marcelita França Marques
    Msc. Marcelita França Marques (UENF)

    Possui graduação em Ciências Biológicas, ênfase em Ciências Ambientais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF (2008) e mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela UENF (2011). É doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela UENF. Possui experiência na área de Entomologia com ênfase em ecologia e comportamento de nidificação. Atua principalmente nos seguintes temas: ecologia de habitats fragmentados, monitoramento ambiental de microbacias hidrográficas, ecologia e comportamento animal, extensão agrícola e escolar, entomologia, aspectos da bionomia de insetos, polinização, palinologia, potencial de manejo.

  • Glaziele Campbell da Silva
    Msc. Glaziele Campbell da Silva (UENF)

    Mestre em Botânica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), na área de Biologia das Plantas Topicais com ênfase em Fisiologia e Morfologia Vegetal. Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) pelo programa de Formação de Docentes (FORDOC). Bióloga pelo curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (RJ), onde participou como bolsista de Iniciação Científica durante três anos do curso no Laboratório de Biologia Celular e Tecidual - Citologia Vegetal. . Técnica em Agropecuária, formada pelo Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP), atual IFRJ Campus Nilo Peçanha. Atualmente, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, cursando. Tutora a distância na disciplina de Botânica I para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação CECIERJ/CEDERJ.

  • Saulo Pireda Fernandes
    Msc. Saulo Pireda Fernandes (UENF)

    Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011), com enfase em biologia celular. Mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2013), com área de atuação em morfoanatomia vegetal, ecofisiologia vegetal e plasticidade fenotípica de plantas. Atualmente faz doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Faz licenciatura em Biologia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Desempenha função de tutor de Botânica I do CEDERJ. Tem experiencia em anatomia vegetal, ultraestrutura celular, ecofisiologia vegetal voltada aos processos fotossintéticos, estruturas de defesas de plantas como estruturas secretoras e domácias.

  • Douglas Rodrigues Ribeiro
    Msc. Douglas Rodrigues Ribeiro

    Graduado em Licenciatura em Biologia e Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Especialista em Gestão Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade do Paraná. MBA em QSMS pela Universidade Católica de Petrópolis. Atuação profissional como 1) consultor e analista ambiental, com experiência nos processos de licenciamento e auditoria, 2) professor no ensino médio e superior com participações em bancas e orientações.

  • Mariana Alves Faitanin
    Biol. Mariana Alves Faitanin (UENF)

    Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas - Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Desenvolveu estágio de Extensão no Herbário UENF (HUENF), além de desenvolver sua pesquisa de conclusão de curso na área de restauração florestal. Atualmente é aluna de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, na UENF. Atuando na área de Ecologia Vegetal, com ênfase em estrutura populacional das espécies raras e/ou ameaçadas de extinção em Florestas Estacionais Semideciduais. Tem experiência na área de Botânica, Ecologia Vegetal e Restauração.

  • Igor Santiago Broggio
    Biol. Igor Santiago Broggio(UENF)

    Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015), onde foi bolsista IC atuando na área de ecologia vegetal de restinga. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, desenvolvendo estudo sobre estoque de carbono arbóreo em fragmentos de Mata Atlântica, usando este elemento como base para previsão de alterações na comunidade, principalmente frente a fragmentação e a seca.

  • Herick Barreto Monteiro Viana
    Bolsista de Iniciação Científica - Herick Barreto Monteiro Viana (UENF)

    Aluno de graduação no bacharelado em ciências biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro desde 2016, bolsista de iniciação científica no Herbário HUENF pelo CNPQ. Formação técnica em florestas pela Escola técnica estadual agrícola Antônio Sarlo.

  • Caroline Pessanha
    Bolsista de Iniciação Científica - Caroline Pessanha da Silva (UENF)

    Aluna de graduação na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e estagiária no setor de Ecologia Vegetal do Laboratório de Ciências Ambientais/CBB.


  • Colaboradores:

  • Toby Pennington
    Dr. Toby Pennington (Royal Botanic Gardens Edinburgh)

  • John Grace
    Dr. John Grace (University of Edinburgh)

  • Patrick Meir
    Dr. Patrick Meir (University of Edinburgh)

  • Kyle Dexter
    Dr. Kyle Dexter (University of Edinburgh)

  • Luiz Eduardo Aragão
    Dr. Luiz Eduardo Aragão (INPE)